palestras

Palestra: Encontro de Formação em Arte Contemporânea.
Educativo Bienal

Data: 20 de setembro (terça) 14h às 17h
Local: Pinacoteca Municipal "Miguel Dutra"

O Encontro sobre Arte Contemporânea tem como principal objetivo promover uma reflexão sobre contemporaneidade e os caminhos da arte contemporânea. O encontro apresenta os conceitos e artistas da exposição Em Nome dos Artistas e é uma oportunidade de se debater questões sobre o ensino da arte.
Haverá uma visita exclusiva para professores à exposição Em nome dos artistas, coleção do Museu Astrup Fearnley, no Pavilhão da Bienal, no dia 28 ou 29 de setembro.

CLIQUE AQUI para realizar sua inscrição para a Formação em Arte Contemporânea.

Caso não consiga clicar no link, coloque o seguinte endereço no seu browser para ter acesso ao formulário de inscrição: https://docs.google.com/a/bienal.org.br/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFFub2Nzb1BmTUVQQUtKSlJiSHIyR0E6MA#gid=0


Palestra: Processos criativos: métodos, linguagens e singularidade das poéticas visuais contemporâneas
Paula Almozara
Data: 08 de outubro (sábado) às 14h30
Local: SESC

Palestra e oficina que aborda as questões relativas aos processos de construção poética nas artes visuais. De modo exploratório, pretende lançar discussões sobre as relações entre métodos e linguagens para a constituição de processos individuais da produção artística.
Os objetivos são detalhar o sentido de cada elemento envolvido no processo, começando pela reflexão sobre o próprio significado das palavras “processo” e “criativo”; entender o conceito de método e sua conexão com as linguagens e vice-versa; e finalmente refletir sobre os elementos que tornam singulares as experiências que determinam a questão poética individual.

Currículo resumido:
Artista visual e professora. Integra o ateliê/8. Formada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes (1997) e Doutora em Educação, na área de Artes (2005) pela Unicamp. Atualmente é professora e pesquisadora PUC-Campinas, onde realiza projeto de pesquisa na linha de poéticas visuais contemporâneas. Premiada em 2007 no 62˚ Salão Paranaense de Arte
Contemporânea, Prêmio aquisição no 39˚ Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba e menção honrosa no 7˚ Salão de Artes Visuais de Guarulhos. Possui exposições coletivas e individuais em São Paulo, Campinas, Curitiba, Ribeirão Preto, Salvador, Recife, Jataí, Belém, Estados Unidos, Bélgica, Espanha, Alemanha. Foi selecionada em 2008 para o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo e para o Programa de Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto. Em 2011 realiza residência artística no Atelier Presse Papier, Trois-Rivières, Canadá e participa na Bélgica da 8º Biennale Internationale de Gravure Contemporaine de Liège e da exposição “La Miniature” na Galeria da Academie Royale des Beaux-Arts de Liége. Possui obras em acervos públicos no Brasil e na Espanha. Desde 2006 realiza pesquisa artística sobre possibilidades gráficas industriais, fotografia e vídeo. 


Palestra: Conservação de acervos contemporâneos
Nilton Campos
Data: 19 de outubro (4ª feira) às 20h
Local: SESC

“A difícil tarefa de conservar obras de arte contemporânea”
Abordagem sobre acervos públicos e privados, com apresentação de imagens de obras de arte das instituições: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Inhotim (Brumadinho-MG) e MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.
Tema importante para Piracicaba uma vez que o salão oficial de arte contemporânea da cidade ter como premissa premiar o artista com aquisição de trabalho. Prêmios Aquisitivos: Prefeitura Municipal e Câmara.

Currículo resumido:
Diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto, Instituição Moura Lacerda, de 1984 a 1988.
Trabalha na Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, desde 2002.
Coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura.
Coordenador do SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, do SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto e do Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal da Cultura.
Desenvolve para o Museu Lasar Segall de São Paulo, SP, projetos de Expografia, Programação Visual e montagens das exposições, desde 2003
Formação:
- Curso de Conservação e Restauração em Pintura de Cavalete, Escola Técnica de Restauração Templo da Arte, São Paulo, SP, de 2006 a 2011.
- Oficina Tratamento e acondicionamento de fotografias, pela Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP, USP Ribeirão Preto, SP, 2007.
- Oficina de Museografia e Curadoria, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, São Paulo, SP, de 2007 a 2008.
- Curso Exposições Temporárias: Organização, Gestão e Coordenação, organizado pelo Ministério da Cultura da Espanha e pelo Centro Cultural da Espanha/AECID - Programa ACERCA, realizado de 26 a 30 de outubro de 2009, no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto, SP, carga horária de 30 horas, 2009. 


Palestra: Oficina teórica-prática de Construção de projetos em artes visuais
Luiza Proença
Data: 29 de outubro (sábado) das 10h às 17h
Local: SESC 

A oficina é voltada para artistas em formação que pretendem discutir coletivamente suas produções com base na elaboração de projetos artísticos. Os participantes deverão levar seus portfólios e/ou obras em forma de projetos (versão impressa ou digital) para a oficina para que sejam analisados.
Parte 1 (10 às12hs): Apresentação da oficina. Reflexão sobre a elaboração de projetos dentro do processo artístico contemporâneo e sobre editais e salões no Brasil. Apresentação e breve discussão de referências: Boris Groys, Muntadas, Anton Vidokle, “Do it”, Andreas Müller-Pohle, “No-spec!”, “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”, “Unbuilt Roads”, o conceito de site-specific, entre outros.
Parte 2: (14hs às 17hs): Apresentação de referencias de projetos e portfolios de artistas contemporâneos. Introdução a noções de design, diagramação e construção de texto. Análise e discussão coletiva sobre projetos e/ou portfolios de alguns participantes.

Currículo resumido:
Bacharel e licenciada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP-SP. Foi bolsista em História e Filosofia da Arte na Universidad Nacional de Cuyo, Argentina (2006) e da FAPESP (2008) com pesquisa sobre site-specific. Desde 2002, atua em diferentes instituições culturais. Em 2009 organizou o evento "Temporada de Projetos na Temporada de Projetos", no Paço das Artes, onde foram exibidos projetos artísticos e realizados encontros e oficinas com profissionais das artes visuais e pesquisadores de diversas unidades da Universidade de São Paulo. Coordenadora para o estado de São Paulo do Rumos Itaú Cultural – Artes visuais 2011/2012.