segunda-feira, 30 de maio de 2011

APRESENTAÇÃO – 43º SAC

O 43° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC), em continuidade aos trabalhos do salão do ano passado, tem como objetivo fomentar e difundir a produção artística contemporânea através de uma programação voltada para artistas, educadores e formação de público. Propõe, também, o fortalecimento do evento como gerador de um calendário voltado para a arte contemporânea na cidade com palestras e exibição de filmes de artes - apoio e parceria do SESC de Piracicaba.Sem divisão por categorias, os artistas se inscreverão por meio de um dossiê, e serão selecionados numa única fase concorrendo a prêmios aquisitivos vinculados a uma exposição individual no ano seguinte. Além de seis prêmios leitura de portfólio para enfatizar seu caráter reflexivo, formativo e estreitar relações entre artistas, críticos e a comunidade.
O 43º SAC trás algumas inovações e conteúdo mais interativo na programação:
  • Uma Roda de Conversa aberta ao público com os artistas selecionados no dia seguinte a abertura – 1º de outubro às 9h - no auditório da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.
  • Paralelo a exibição dos trabalhos selecionados neste ano, haverá no centro Cultural Marta Watts, uma mostra dos dossiês inscritos no 43º SAC, selecionados ou não, com o intuito educativo, de consulta e manuseio, visando o conhecimento por parte de artistas, produtores culturais e população em geral de como os artistas inscritos, no salão, apresentaram seus dossiês para análise e seleção do júri - formado por Josué Mattos, Renan Araujo e Thais Rivitti.
Será oferecido na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” – local expositivo do salão - visitas monitoradas às escolas, com ateliê de experimentação e material de apoio.